quinta-feira, 26 de maio de 2016

Hospital Geral Roberto Santos oferece atendimento especializado em glaucoma

Resultado de imagem para foto de atendimento glaucoma
Foto ilustração reprodução Google
Comemorado nesta quinta-feira (26), o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é uma importante data para esclarecer as especificidades deste mal que atinge cerca de 300 mil pessoas na Bahia e 70 milhões em todo mundo. No estado, os cidadãos podem contar com atendimento gratuito no ambulatório de glaucoma do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS).
Com funcionamento às quintas e sextas-feiras, a unidade tem uma equipe de quatro especialistas. São atendidos os pacientes encaminhados após avaliação no departamento de oftalmologia geral do hospital. Feita a avaliação no setor de glaucoma, se diagnosticada a doença, dá-se prosseguimento ao tratamento mais indicado para cada caso.
Por ser assintomático na maioria das vezes, o glaucoma causa dano irreversível e silencioso do campo de visão, o que quer dizer que o paciente com a doença tem chance significativa de ficar cego. Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada com medicação ou cirurgia. Para tanto, o diagnóstico e tratamento rápidos são fundamentais.
“O glaucoma é uma doença do nervo óptico que não apresenta sintomas em sua fase inicial. À medida que o dano se agrava, o paciente pode perceber restrição de campo, causando cegueira nos casos muito avançados. As crises de glaucoma agudo podem apresentar muita dor, baixa súbita de visão, náuseas e vômitos”, explica Mônica Mayoral, oftalmologista especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, que integra a equipe do ambulatório do HGRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário