Da BBC Brasil:
Em editorial com o título “O sistema político deveria ir a julgamento, não apenas uma mulher”, o jornal britânico diz que o Brasil “meteu-se em uma imensa bagunça e é difícil ver como pode sair dela”.
Apesar de ressaltar que a presidente cometeu erros que, na opinião do jornal, contribuíram para sua queda, o Guardian classifica o impeachment como prova clara de problemas estruturais na política brasileira. “Não foi apenas a carreira de Dilma que caiu, mas o sistema democrático brasileiro como um todo”.
Para o jornal, “o preconceito contra uma líder mulher e rancores de uma direita que nunca aceitou totalmente a ascensão do PT” tiveram papel nessa queda.
O jornal classifica o sistema político brasileiro como “disfuncional ao ponto de tornar a corrupção virtualmente inevitável e obstruir a boa governança”.
O Guardian defende a necessidade de mudanças constitucionais radicais para tornar a política mais executável e “honesta” no Brasil, mas disse duvidar da capacidade do governo Temer de fazer o que definiu como uma guinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário