segunda-feira, 13 de junho de 2016

Cônsul geral de Cuba no Nordeste fala para estudantes de escola em Cajazeiras sobre potências olímpicas

Cônsul de Cuba fala sobre potências olímpicas em atividade que mobiliza estudantes em Cajazeiras VIII
Os Jogos Olímpicos no Brasil estão inspirando os alunos do Colégio Estadual Rafael Oliveira, no bairro de Cajazeiras VIII, em Salvador. Desta segunda até quarta-feira (13 a 15), toda a comunidade escolar está mobilizada em torno do projeto ‘Ler para Conhecer: Olimpíadas Rio 2016’, que envolve apresentações temáticas sobre dança, comidas e trajes típicos, artesanatos, geografia, história e esportes mais praticados em 22 países. O objetivo do projeto interdisciplinar é incentivar a leitura e o processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
Nesta segunda, a turma do 1º ano convidou a cônsul geral de Cuba no Nordeste, Laura Pujol, para participar da atividade. Cuba é uma das potências olímpicas e a cônsul compartilhou com os estudantes as ações que o seu país desenvolve junto aos atletas de alto rendimento. “É muito importante esse intercâmbio. Isso aproxima a cultura dos países e, com certeza, é uma honra ver estudantes da rede pública desenvolvendo este trabalho”. Como forma de agradecimento, Laura convidou os estudantes para visitarem parte da delegação cubana que treinará em Salvador, em julho, durante os Jogos Olímpicos.
Para o professor de Artes, Naldo Pinto, a característica interdisciplinar do projeto enriquece o aprendizado dos alunos. “Para a apresentação, os estudantes tiveram que pesquisar bastante a culinária, dança, esportes, artesanato, história, geografia, entre outros [tópicos]”. A estudante do 1º ano, Shirley Mota, 17 anos, falou sobre o aprendizado. “Conheci muitas coisas novas [referentes a] Cuba. Na culinária, fizemos uma salada de fria de ‘penne’ e vamos apresentar uma dança com música e trajes típicos, além de expor artesanatos”.
Representando a Grécia, o estudante do 3º ano, Mateus Santana, 18, destacou a importância da iniciativa. “O bom de realizarmos estes projetos é que cria uma interação muito maior entre os estudantes. Todos participam de forma coletiva para produzir conhecimento”. O seu colega, Luís Felipe Santana, 17, representante da Turquia, reitera a afirmação. “É muito mais prazeroso aprender quando exercitamos na prática, saindo um pouco da aula tradicional”.
Dividido em três fases, o projeto segue nas próximas unidades com os temas ‘Ler para se emocionar’ e ‘Ler para se divertir’. Segundo a diretora do colégio, Tatiana França, “a ação tem o objetivo de utilizar a leitura como forma de incentivar o aprendizado, seguindo orientações discutidas durante a Jornada Pedagógica 2016, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, que teve como um dos eixos de discussão o incentivo à leitura nas escolas.”

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