quarta-feira, 15 de junho de 2016

Curso profissionalizante beneficia 180 mulheres no subúrbio ferroviário

Educação profissional de moda afro - Projeto Motimba Mameto
Foto Secom

Um curso de corte e costura que, além de bordados e outras técnicas, incentiva o empreendedorismo, o empoderamento feminino e a conscientização sobre a importância da cultura africana. Essa é a proposta do curso profissionalizante do Projeto Motimba Mameto, que foi iniciado oficialmente, nesta terça-feira (14). Em um ano, 180 mulheres estarão prontas para ingressar no mercado de trabalho, mais conscientes de seu papel social e com uma profissão para melhorar a renda familiar.
O projeto é resultado da parceria entre a Sociedade Beneficente 25 de Junho e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). As atividades são realizadas na sede da associação comunitária, em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Segundo o titular da secretaria, Geraldo Reis, que esteve na aula inaugural, o projeto [...] tem diversos objetivos.
“Esse é um projeto que incentiva a qualificação profissional, voltado principalmente para as mulheres, através da estética, sobretudo afro, e [que] faz o resgate cultural. Além disso, cria-se aqui um espaço de convivência saudável entre as pessoas. É o empoderamento das mulheres, em sua maioria negras, que moram na periferia. Não poderíamos ter acertado mais, em firmar essa parceria, porque são iniciativas assim que promovem o desenvolvimento social”, disse o secretário.
O convênio entre a secretaria e a associação tem duração de um ano, no valor que ultrapassa os R$ 300 mil para investir na formação dessas mulheres. Nesse período, a cada semestre, o curso promove a qualificação de 90 pessoas, a partir dos 18 anos. Porém, mesmo aberta a ambos os sexos, a iniciativa teve a adesão de mulheres das comunidades da região, que ocupam todas as vagas disponíveis. A capacitação também é uma oportunidade para as participantes se tornem independentes financeiramente e abram seu próprio negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário