
Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões provenientes do Governo do Estado, uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com mais dez leitos, foi inaugurada no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no Largo de Roma, em Salvador, nesta segunda-feira (4). Na ocasião, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, entre outras autoridades, afirmou que as condições para cirurgias de alta complexidade na Bahia estão sendo ampliadas. “Juntamente com as entregas de novos leitos de UTI no estado, estamos iniciando um programa audacioso de cirurgias eletivas, com a meta, para algumas cirurgias, de conseguirmos zerar a fila de espera, em um prazo de 12 meses. Para isso, vamos usar os hospitais do Estado no interior, os hospitais municipais e, eventualmente, alguns hospitais filantrópicos. Faremos este grande mutirão”.

As UTIs já passam a ser utilizadas imediatamente após a entrega. De acordo com Rui, “o diretor médico da instituição declarou que a abertura desta UTI viabilizou que quatro cirurgias sejam realizadas hoje, que não poderiam ser realizadas se não tivesse esses novos leitos”.
Além da construção da nova UTI, os recursos foram aplicados também na compra de equipamentos, como ventiladores pulmonares e monitores multiparamétricos. O novo espaço é voltado para pacientes adultos e dobra a oferta de leitos de tratamento intensivo, agora com 20 leitos, ampliando o atendimento à população. A unidade também já conta com dez leitos de UTI infantil.
O governador Rui Costa disse ainda que pretende ampliar ainda mais os leitos de UTI em parceria com as OSID. “As Obras Sociais Irmã Dulce têm uma capacidade grande de leitos e cirurgias. Portanto, para que aumente o número de cirurgias, basta ter mais UTIs”.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, por sua vez, afirmou que as OSID são uma das mais importantes parceiras do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, com mais de 900 leitos de internação hospitalar. “Eles conseguem atender 100% com qualidade, resolutividade, eficiência e amor ao próximo”. Vilas-Boas explicou ainda que a intenção do governo do Estado, por meio da Sesab, é incentivar as instituições filantrópicas que, a exemplo das OSID, realizam um trabalho de excelência e bons resultados de gestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário