sábado, 17 de março de 2018

Estudantes baianos são premiados na maior feira de ciência do país




Escola de Cajazeiras e de Valente mostra que não precisa transformar todas as escola em escola militar

Projetos desenvolvidos em sala de aula renderam premiações a estudantes e professores da rede estadual de ensino na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada durante esta semana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16). Os projetos baianos se destacaram pela relevância e alcance social.
O ‘Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem’, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, conquistou o Certificado de Incentivo à Pesquisa Tecnológica e Científica da Associação Brasileira de Incentivo Tecnológico e Científico (Abritec) e o Prêmio da Revista InCiência. Já o projeto ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás’, do Colégio Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric).
“Os estudantes e os professores da rede estadual vêm se destacando em eventos nacionais, como a Febrace, e até em internacionais, mostrando como a escola está cada vez mais voltada para o estudo da ciência direcionada para os problemas que ocorrem ao seu redor. Nós, na secretaria, temos incentivado a iniciação científica justamente com este foco, fazendo com que o conhecimento gerado em sala de aula se volte em benefício das comunidades onde estes jovens vivem”, comentou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
O 'Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem' foi desenvolvido pelos estudantes Ana Letícia Araújo Lima e Saulo Ferreira de Jesus Santana, orientado pelo professor Adaltro José Araujo Silva. Trata-se de uma câmera monitor, instalada no retrovisor externo do veículo, que serve de auxílio para o motorista na hora de realizar uma ultrapassagem.
O aparelho auxilia e evita que o motorista faça movimentos ao tentar realizar uma ultrapassagem e evite acidentes. Para a criação do protótipo, foram realizados levantamentos e pesquisas com as polícias Rodoviária Federal (PRE) e Estadual (PRE), que apontaram que mais de 12% dos acidentes que ocorrem no trânsito são decorrentes desse movimento que os motoristas fazem durante a tentativa de ultrapassar.
Já o ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás’ foi realizado pelos estudantes Bianca Rodrigues de Oliveira, 18, e Lucas Max Estrela Pinho, 18, e orientado pelos professores Jorge Lucio Rodrigues das Dores e Juciane Cerqueira de Souza. O projeto teve como base aulas de campo para a produção de um mangá (revista em quadrinho japonês) voltado para as regiões do estado. O objetivo foi criar uma ferramenta paradidática para atrair os estudantes a aprenderem assuntos que, muitas vezes, eles não possuem uma proximidade física, possibilitando que sejam os protagonistas na construção do conhecimento.

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