domingo, 5 de setembro de 2010

O subúrbio vai às urnas Pelo Limite da Propriedade da Terra

Uma urna, com cédulas e panfletos autos explicativos está à disposição da comunidade suburbana desde sexta feira (03), no salão paroquial de Periperi na praça da revolução suburbio ferroviario. Trata-se do plebiscito popular ou consulta, sobre a delimitação da propriedade da terra no Brasil organizada pelo o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA).
A campanha é uma ação de conscientização e mobilização da sociedade brasileira para incluir na Constituição Federal um novo inciso que limite às propriedades rurais em 35 módulos fiscais. Áreas acima dos 35 módulos seriam automaticamente incorporadas ao patrimônio público.
Segundo os organizadores a introdução desta medida resultaria numa disponibilidade imediata de mais de 200 milhões de hectares de terra para as famílias acampadas, sem despender recursos públicos para a indenização dos proprietários. Esses recursos são hoje gastos em processos desapropriatórios e que poderiam ser empregados no apoio à infra-estrutura, ao crédito subsidiado e à assistência técnica para os assentamentos.
Países como a Coréia do Sul, Malásia, Japão, Filipinas e Tailândia que adotaram o limite da propriedade da terra tiveram como instrumento para o desenvolvimento econômico e social. A votação em Periperi seguira ate segunda das 08h às 17hs no Salão Paroquial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário