quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso destaca importância econômica e nutricional do umbu

Agricultores familiares da região de Irecê devem ficar atentos e participar dos cursos sobre o aproveitamento do umbu, que estão sendo promovidos pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por intermédio do Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território de Irecê (Centrefértil) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).
Os cursos estão sendo ministrados pelo técnico Arnou Dourado, chefe de campo do Centrefértil, nas próprias comunidades, até o mês de março. Esta semana acontecem cursos em América Dourada - quarta-feira (23), em Batata; quinta-feira (24), no município de América Dourada; e em Eureka, na sexta-feira (25), no município de São Gabriel.
Também nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), as técnicas da EBDA, Marta Maria dos Santos e Maria José Oliveira estarão ministrando o curso no povoado de Cocão, município de Irecê, para agricultores familiares da localidade, orientando, entre outras atividades, sobre o preparo de polpa do umbu e a esterilização e higienização dos frutos.
Segundo o instrutor, a programação teórica orienta os agricultores familiares sobre a importância econômica e nutricional do umbu, sobre o cultivo da planta e sobre a produção e o armazenamento da polpa em temperatura ambiente. Nas aulas práticas, o curso ensina as principais receitas feitas à base do fruto, todas registradas em material didático que é distribuído aos participantes.
“Além de compor a alimentação da família, o umbu, transformado em produtos manufaturados, como geleia, doce de corte, cocada e polpa, pode contribuir com a renda familiar”, explica Dourado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário