A partir deste ano, o estágio em transplantes para estudantes de Medicina terá o número de vagas ampliado, passando de 14 para 35. A expansão das vagas oferecidas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio do Sistema Estadual de Transplantes, tornou-se possível através de parceria com escolas de Medicina do interior – Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) –, com sede, respectivamente, em Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista.
O estágio, com duração de seis meses e carga de 20 horas semanais, sendo 12 de plantão e oito de atividade didática, aula e produção científica, possibilita que os estudantes participem de todo o processo de doação e transplante de órgãos, a exemplo de entrevista familiar, diagnóstico de morte encefálica e procedimentos cirúrgicos.
Desde a implantação do estágio, há quatro anos, as atividades dos estagiários bolsistas são desenvolvidas na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) e no acompanhamento de pacientes nas emergências e UTIs de hospitais da rede pública de Salvador.
Com a abertura de vagas do interior, os 21 estagiários selecionados desenvolverão suas atividades nos hospitais de ensino de suas respectivas universidades – Uefs, Uesc e Uesb.
O coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Sesab, Eraldo Moura, afirmou que a seleção dos estagiários será feita em 12 de março, nas universidades integradas ao estágio, com a parceria da Sesab. Podem participar do estágio estudantes do sétimo e oitavo semestres de Medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário