sábado, 12 de fevereiro de 2011

Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá é reformado

As batidas dos atabaques anunciaram a entrega, nesta sexta-feira (11), das obras de reforma das Casas de Oxalá e de Iemanjá do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, localizado em São Gonçalo do Retiro, no Cabula. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Jaques Wagner, da primeira-dama Fátima Mendonça, da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e de secretários estaduais.
Considerado um dos mais antigos terreiros do Brasil, o Ilê Axé Opô Afonjá recebeu investimentos de R$ 560 mil, recursos do Iphan. Foram realizadas obras de reforma e recomposição de paredes e alvenarias, nova estrutura de sustentação do telhado, nivelamento e execução de novos pisos, readequação dos espaços internos, instalação de gás, revisão geral e execução de novas instalações elétricas e hidrosanitárias e pintura geral. Além da reforma, a Casa de Santo recebeu do governo estadual uma cozinha industrial, reivindicação antiga dos filhos e filhas de santo. Também foi realizada a requalificação física do Museu Ilê Ohum Lailai (Casa das Coisas Antigas), que volta à atividade na próxima quarta-feira (16).
“É uma grande honra ter sempre pessoas trabalhando pelo sagrado. Os órgãos estaduais e federais sempre fazem alguma coisa aqui (terreiro), nos ajudando a preservar a cultura africana. Estou realizada, porque nossos pensamentos foram escutados e as ações concretizadas”, afirmou Mãe Stella de Oxossi, que durante as comemorações presenteou o governador e a ministra com a réplica de um orixá.
Segundo a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a restauração faz parte de uma política nacional dos terreiros, que inclui o tombamento de patrimônio histórico. “Estamos vivendo um momento em que o estado está cada vez mais presente nas ações de investimento a fim de qualificar as práticas religiosas”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário