terça-feira, 3 de maio de 2011

Secretário de Segurança apresenta balanço das ações na ALBA


Foto SSPBA


Um balanço das ações na Segurança Pública no primeiro trimestre deste ano, com destaque para as que possibilitaram a redução dos homicídios no estado, detalhes sobre o programa Pacto Pela Vida e todo o planejamento para os próximos três anos foram apresentados na manhã de hoje (3), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALB). O convite foi feito pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública daquela instituição e contou com a participação de deputados, policiais e representantes da sociedade civil.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011, a diminuição dos homicídios em todo o estado ficou em 16,2%, enquanto na capital o índice foi de 14,4%. O reforço do policiamento, com a utilização de companhias especializadas do interior, permitindo a ampliação das blitze (abordagens a veículos, estabelecimentos comerciais e transeuntes), e as operações com o objetivo de cumprir mandados de prisão foram decisivos para o decréscimo no número de assassinatos, garantiu o secretário.
“Fizemos uma análise sobre qual seria o principal problema no âmbito da segurança e o nosso diagnóstico apontou para o número de homicídios. A partir deste primeiro momento, definimos as áreas prioritárias e conseguimos reduzir o número de assassinatos já nos primeiros três meses de 2011”, comemorou Maurício Barbosa, acrescentando que o combate ao narcotráfico corroborou com a queda deste índice.
As diretrizes do programa Pacto Pela Vida (PPV), que tem como objetivo a promoção de ações interinstitucionais com a incisiva participação da população, também foram anunciadas pelo secretário durante a sua exposição. “Precisamos unir esforços para levar condições mais dignas aos moradores de regiões carentes”, afirmou, ressaltando que Segurança Pública não é feita apenas com aumento de policiamento. “São necessárias políticas sociais que diminuam a exclusão social”, acrescentou.
As inaugurações da Base Comunitária de Segurança, no bairro do Calabar, e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), dois projetos inclusos no PPV, foram destacados pelo secretário. “A prevenção dos crimes e a qualificação da inteligência policial, prioridades na área de segurança, estão presentes nessas novas unidades que representam um marco para a polícia baiana”, declarou.
O combate ao tráfico de drogas, atividade diretamente ligada à prática de homicídios, sequestros, roubos e furtos, dentre outros delitos, foi incessante neste primeiro trimestre de 2011, afiançou Barbosa. No final de março, exemplificou, uma megaoperação deflagrada no bairro do Nordeste de Amaralina e localidades adjacentes, desarticulou uma organização criminosa responsável pela venda de entorpecentes.
Ações policiais na capital e no interior foram também destacadas, como a operação realizada em Pojuca que prendeu policiais envolvidos com uma quadrilha autora de homicídios e extorsões e a que tirou de circulação organização criminosa liderada por um traficante paulista custodiado no Complexo Penitenciário do Estado da Bahia.
A SSP promoveu ainda, informou Maurício Barbosa, o I Workshop de Ações Integradas para Prevenção de Crimes contra as Instituições Financeiras e Transporte de Valores, com a participação das organizações integrantes do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público e empresas financeiras (bancos). Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica, onde ficou estabelecida a contribuição de cada setor envolvido para a repressão dos roubos a bancos.

Informações ASCOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário