Foto SSPBA
Um balanço das ações na Segurança Pública no primeiro trimestre deste ano, com destaque para as que possibilitaram a redução dos homicídios no estado, detalhes sobre o programa Pacto Pela Vida e todo o planejamento para os próximos três anos foram apresentados na manhã de hoje (3), pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALB). O convite foi feito pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública daquela instituição e contou com a participação de deputados, policiais e representantes da sociedade civil.
Nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011, a diminuição dos homicídios em todo o estado ficou em 16,2%, enquanto na capital o índice foi de 14,4%. O reforço do policiamento, com a utilização de companhias especializadas do interior, permitindo a ampliação das blitze (abordagens a veículos, estabelecimentos comerciais e transeuntes), e as operações com o objetivo de cumprir mandados de prisão foram decisivos para o decréscimo no número de assassinatos, garantiu o secretário.
“Fizemos uma análise sobre qual seria o principal problema no âmbito da segurança e o nosso diagnóstico apontou para o número de homicídios. A partir deste primeiro momento, definimos as áreas prioritárias e conseguimos reduzir o número de assassinatos já nos primeiros três meses de 2011”, comemorou Maurício Barbosa, acrescentando que o combate ao narcotráfico corroborou com a queda deste índice.
As diretrizes do programa Pacto Pela Vida (PPV), que tem como objetivo a promoção de ações interinstitucionais com a incisiva participação da população, também foram anunciadas pelo secretário durante a sua exposição. “Precisamos unir esforços para levar condições mais dignas aos moradores de regiões carentes”, afirmou, ressaltando que Segurança Pública não é feita apenas com aumento de policiamento. “São necessárias políticas sociais que diminuam a exclusão social”, acrescentou.
As inaugurações da Base Comunitária de Segurança, no bairro do Calabar, e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), dois projetos inclusos no PPV, foram destacados pelo secretário. “A prevenção dos crimes e a qualificação da inteligência policial, prioridades na área de segurança, estão presentes nessas novas unidades que representam um marco para a polícia baiana”, declarou.
O combate ao tráfico de drogas, atividade diretamente ligada à prática de homicídios, sequestros, roubos e furtos, dentre outros delitos, foi incessante neste primeiro trimestre de 2011, afiançou Barbosa. No final de março, exemplificou, uma megaoperação deflagrada no bairro do Nordeste de Amaralina e localidades adjacentes, desarticulou uma organização criminosa responsável pela venda de entorpecentes.
Ações policiais na capital e no interior foram também destacadas, como a operação realizada em Pojuca que prendeu policiais envolvidos com uma quadrilha autora de homicídios e extorsões e a que tirou de circulação organização criminosa liderada por um traficante paulista custodiado no Complexo Penitenciário do Estado da Bahia.
A SSP promoveu ainda, informou Maurício Barbosa, o I Workshop de Ações Integradas para Prevenção de Crimes contra as Instituições Financeiras e Transporte de Valores, com a participação das organizações integrantes do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público e empresas financeiras (bancos). Na oportunidade, foi assinado um termo de cooperação técnica, onde ficou estabelecida a contribuição de cada setor envolvido para a repressão dos roubos a bancos.
Informações ASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário