domingo, 9 de outubro de 2011

Monopólio dos bancos, uma péssima notícia

Os jornais divulgam hoje uma notícia que, se confirmada, é péssima para o Brasil. Noticiam a possibilidade de o Itaú-Unibanco comprar o britänico HSBC no país. A notícia surgiu após o banco privado brasileiro (que já é um conglomerado resultante da fusão de várias instituições financeiras) negociar, na última 4ª feira, as carteiras de clientes de alta renda do HSBC no Chile.
O HSBC pagou US$ 20 milhões pelos 4 mil clientes chilenos. Os rumores foram desmentidos por ambas as instituições. Mas, segundo os jornais, a possibilidade não está descartada, sobretudo, a de compra pelo Itaú-Unibanco da carteira de clientes de alta renda brasileiros e da operação de crédito ao consumo da instituição britânica.
Se confirmado, ao HSBC - 6º maior banco de varejo no Brasil - restaria o atendimento de empresas. Pela legislação, nada impede, o Itau-Unibanco pode comprar o HSBC do Brasil. Eles já compraram o do Chile. Mas, repito, é uma notícia que tornará nosso sistema bancário ainda mais monopólico, sem concorrência, além dessa concentração facilitar o péssimo atendimento dado pelos bancos.
Esta falta de concorrência é uma das principais causas dos altos juros no país. Vale lembrar que, em 2007, o Santander e o Real fundiram suas operações; em 2008, foi a vez do Itaú e o Unibanco, ambos já resultantes de várias fusões ao longo dos anos; e em 2009, o Banco do Brasil comprou a Nossa Caixa.
Com a palavra o Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), reformulado, com poderes e estrutura ampliados - o novo CADE, espero...

Informções Blog do Ze Dirceu







Nenhum comentário:

Postar um comentário