quinta-feira, 10 de novembro de 2011

São Francisco do Conde exporta experiências exitosas da agricultura familiar


Município exporta experiências exitosas da agricultura familiar
foto Ascom
Era início da manhã quando um grupo formado por ministros, deputados, pequenos produtores e representantes das sociedades civil e campesina de países da América do Sul e África chegaram ontem (09) a São Francisco do Conde. A comitiva que participa da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional até o dia 10 de novembro, em Salvador, escolheu o município sanfranciscano como rota de conhecimento devido às experiências exitosas de promoção à segurança alimentar, a exemplo da alimentação escolar implantada nas unidades de ensino municipais, através do Programa de Agricultura Familiar. Técnicas de manejo, investimentos no setor, implementação de políticas públicas, credenciamento de produtores rurais, definição de preços, distribuição e uso dos orgânicos foram alguns aspectos traçados e discutidos no intercâmbio.
Ao conhecer o Centro de Produção de Alimentos – CPA e verificar o preparo dos alimentos destinados à merenda dos escolares, Nadja Veloso Sampaio Barbosa – representante do FMDE, constatou na prática a ação de políticas públicas intersetoriais que estão colaborando para a adequação de hábitos que têm contribuído para a elevação do nível de qualidade de vida dos sanfranciscanos. “Nós temos 180 delegados estrangeiros e essas pessoas estavam interessadas em conhecer experiências bem sucedidas de alimentação escolar. Como são Francisco do Conde já tem esse tipo de cardápio voltado para uma alimentação saudável, adequada, pensada nutricionalmente, vinculada a educação, oferecida por educadores e comprada da agricultura familiar, para nós é uma grande referência mundial, a ponto de trazermos essas pessoas aqui para verem de perto como funciona. Poderem ouvir a prefeita dizer que estabeleceu uma lei própria municipal para essa condição e ouvirem os próprios agricultores darem os seus depoimentos de como eles fazem esse trabalho. É um prazer ver tudo isso de perto e saber que uma lei pensada na esfera federal está sendo executada no âmbito municipal com tanto êxito. Parabéns para São Francisco do Conde”, congratulou Nadja.
Emocionada, a prefeita Rilza Valentim definiu o momento de troca de conhecimentos como um grande orgulho para os sanfranciscanos. “Vivenciar um momento como esse, em que estamos exportando nossos programas de sucesso para diferentes países, só nos dá combustível para fazer mais pelo povo de minha cidade. As pessoas que antes criticavam estão tendo agora a oportunidade de vivenciar um momento como esse, em que o mundo vem conhecer nossas experiências exitosas. É mais um gol para nossa cidade. E todo esse sucesso é fruto do trabalho de um time de craques que joga de forma entrosada”, disse a prefeita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário