A partir desta quarta-feira (31), os moradores dos 27 municípios da Chapada Diamantina que ligarem para a Polícia Militar (190), os Bombeiros (193) ou a Polícia Civil (197) serão atendidos por uma central especializada, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) de Itaberaba.
A unidade tem nove posições de atendimento para receber ligações de denúncias e coordenar as ações das forças de segurança. Inaugurado nesta quarta pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, que representou o governador Jaques Wagner na solenidade, o Cicom faz parte da estratégia do programa Pacto pela Vida para agilizar o combate à criminalidade, utilizando um moderno sistema de comunicação.
"Todas as viaturas num raio de 27 cidades vão poder falar entre si e com a central. Todas as ocorrências da Polícia Militar, Bombeiros e da Polícia Civil cairão aqui, e logo todos ficarão sabendo. É um avanço que aumenta não só o controle do nosso efetivo e viaturas, como presta um trabalho de segurança com mais qualidade para a população", disse o secretário Maurício Barbosa.
O centro de comunicações de Itaberaba é o sétimo a ser inaugurado na Bahia. Além do município, vai atender às cidades de Andaraí, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Ipirá, Iraquara, Itaeté, Lajedinho, Lençóis, Macajuba, Mairi, Marcionílio Souza, Milagres, Mucugê, Mundo Novo, Palmeiras, Nova Redenção, Pintadas, Piritiba, Ruy Barbosa, Souto Soares, Tapiramutá, Utinga, Várzea da Roça e Wagner.
Além da central de atendimento, o Cicom dispõe de 19 rádios fixos, 75 rádios para viatura, 30 rádios portáteis de mão e quatro estações repetidoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário