Em mais um resultado das missões internacionais do Governo do Estado, uma delegação de produtores franceses de vinho participou nesta sexta-feira (16) em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, da colheita de uvas da safra 2013 e degustação de vinhos da safra 2012, resultado da primeira colheita.
O governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, também participaram do evento, ao lado do presidente da Cave Cooperative des Riceys, Christian Jojot, que lidera a comitiva.
Os franceses estão na Bahia para conferir o potencial das uvas viníferas, em resposta a um convite feito pelo governador, que em 2009 esteve, com o secretário Salles, na França, onde assinaram protocolo de intenções para desenvolver a cultura da uva na Chapada.
Pelo protocolo, a cooperativa francesa vai transferir tecnologia de produção, conhecimento e gestão na produção de uvas e vinhos da Bahia. Na última quarta-feira (14), eles acompanharam a primeira colheita de Mucugê.
“Começamos a colher os frutos do que fomos buscar há alguns anos. Acho que aqui será o vetor de desenvolvimento e enriquecimento da região, principalmente para Morro do Chapéu. Muita gente não acreditava que poderíamos plantar uvas e daí produzir um vinho de qualidade. Hoje, a resposta está aí e os investidores começam a aparecer”, afirmou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário