domingo, 18 de agosto de 2013

Serviço Social é tema de debate na ALBA

 
Para demonstrar a importância do assistente social nas escolas e universidades como ponte entre as necessidades da comunidade e os trabalhadores da educação, o vice-presidente da Assembleia Legislativa e presidente da Frente Parlamentar de Serviço Social, Yulo Oiticica, promoveu ontem, no auditório da AL, o II Fórum de Discussão do Serviço Social na Educação e o II Fórum de Secretários Municipais na Educação. O encontro reuniu profissionais e sindicalistas de todo estado, que debateram sobre a atividade durante toda manhã.
Segundo a diretora de Planejamento Executivo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), Mônica Muniz, os novos planos de carreira para os trabalhadores de educação realizados pela entidade já estão contemplando essas novas configurações laborais como o assistente social, psicólogo, psicopedagogo e nutricionista. "Um professor não tem a competência para identificar e encontrar uma solução para casos como abusos sexuais, violência doméstica e trabalho infantil, problemas que eles encontram no cotidiano da vida escolar. Esse novos profissionais nas escolas dariam conta disso", explicou a sindicalista.
Yulo Oiticica contou que a Frente Parlamentar é um espaço sistemático de discussão sobre o tema e que o II Fórum tem o tema específico da assistência social na educação. "Os debates estão produzindo formulações importantes e criando uma unidade em torno da luta para a aprovação do projeto de lei sobre o tema que está tramitando na Casa", informou o deputado petista.
O projeto, de autoria do deputado, cria o Serviço Social Escolar para as escolas da rede pública estadual. Segundo Yulo, o Serviço Social Escolar buscará alternativas aos diversos problemas sociais enfrentados pelas famílias de baixa renda e que interferem no rendimento escolar, provocando evasão e apatia em relação aos estudos. "As experiências desenvolvidas no Brasil envolvendo profissionais do Serviço Social têm demonstrado a sua eficácia no processo de emancipação social das pessoas", completou Yulo.
Também participaram da mesa dos trabalhos o deputado Álvaro Gomes (PC do B) e a professora da UFRB e coordenadora do GT Serviço Social, Marcela Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário