Uma velha casa, com a pintura desgastada, onde antigamente funcionou uma floricultura e atualmente é uma modesta residência, consta nos registros da Receita Federal como sede da Renove Rent a Car, de Campo Grande (MS). Outra casa na capital sul-mato-grossense também está registrada como sede da ML Veículos Rent a Car e Turismo.
Em comum entre elas, o fato de alugarem veículos mediante pagamento da Câmara dos Deputados; não apresentarem nenhum vestígio de funcionamento no local de uma empresa de locação de automóveis; nem atenderem a um mandamento básico do marketing nos dias atuais, que é divulgar a sua marca e seus serviços por meio de uma página na internet – despesa acessível até para o mais humilde dos empreendimentos.
Despesas do gênero são pagas pela Câmara através da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), mais conhecida como cotão.
Quem escolheu as duas locadoras foi o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS). Entre 2011 e 2013, ele gastou mais de R$ 56 mil com o aluguel de veículos nas duas empresas. A Renove foi contratada apenas em 2011. Foram feitos três pagamentos totalizando quase R$ 10 mil. Já a ML Veículos recebeu o restante dos valores desembolsados, em sete repasses entre 2011 e 2013. A Renove Rent a Car é de propriedade de Olíbio Balbueno, e a ML Veículos pertence a Míria Pinto Balbueno.
Segundo informações repassadas por escrito pela assessoria de imprensa do deputado, os veículos variam de acordo com a necessidade, mas em geral são alugados carros do modelo Gol. “Os veículos são locados para atender à necessidade de deslocamento do deputado e assessoria na capital e para os municípios do interior”, afirma a nota (veja a íntegra).
Informações Congressoemfoco
Nenhum comentário:
Postar um comentário