domingo, 22 de setembro de 2013

O outro lado:Festival resgata autoestima de adolescentes que cumprem medida socioeducativa



"Quem pegou mais de um artigo aí?", pergunta o rapper Diey Pitalurgh a um grupo de adolescentes da Unidade de Internação de Planaltina (UIP), no Distrito Federal. A pergunta é respondida com risos. Todos ali cometeram pelo menos um ato infracional e cumprem medida socioeducativa. O bate-papo com o rapper, do grupo 3 um Só, faz parte do Festival Elemento em Movimento, que além de oficinas e palestras com os internos, promove shows e atrações esportivas abertos ao público neste final de semana. 
"O que eu quero trazer para esses jovens é o resgate da autoestima", diz o rapper Diey Pitalurgh. "Eu não confirmo a estatística, tenho 28 anos e sou de um bairro que tem fama de criminalidade há 15 anos. Sempre tive contato com a violência, com o tráfico e eu não fui por esse caminho". Ao mesmo tempo, o rapper diz se sentir próximo a esses adolescentes. "A mesma revolta que eles tiveram, eu também tive. As histórias são diferentes e são parecidas. As mesmas dificuldades para chegar em vários lugares, eu também tive". 
Cerca de 80 dos 90 internos da UIP participaram da programação de sexta-feira (20). "A intenção é levar a cultura para esses jovens, coisa que eles não veem todos os dias", diz um dos organizadores, Yan Killian, da Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF). É a primeira vez que o grupo visita a unidade de Planaltina. "A gente percebe que eles querem participar".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário