segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dilma entrega terminal de grãos no Maranhão e afirma que pais não está parado

                             Presidenta Dilma Rousseff, durante cerimônia de inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão (Divulgação/Roberto Stuckert Filho/PR)
                                                             Foto Agencia Brasil
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que o Brasil não está parado e tem um estoque de investimentos em infraestrutura que estão sendo "maturados" e começam agora a ser entregues. Ao participar da inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) no Porto do Itaqui, ela disse que a saída pelo Norte é uma alternativa ao escoamento da produção agrícola, em especial para o transporte de grãos.
Para Dilma, a fronteira agrícola precisa ser expandida, a fim de aumentar a competitividade e o potencial dos produtos brasileiros. Segundo a presidenta, existe uma diferença entre o país de hoje e o de ontem. ”Por isso, nos sentimos muito mais em condições de enfrentar as dificuldades – que acreditamos transitórias – da economia brasileira justamente pela quantidade de investimentos em infraestrutura realizados nos últimos anos”, disse ela, referindo-se ao esforço feito após a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
De acordo com a presidenta, 60% da soja e do milho brasileiros são plantados acima do paralelo 16 Sul, que corta os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e da Bahia, além do Distrito Federal. Por esse motivo, o Porto de Itaqui cumpre papel importante já que, pelo Maranhão, se tem acesso mais fácil aos portos da Ásia, via canal do Panamá, disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário