O documentário ‘Minha Avó era Palhaço!’, dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, será exibido pela primeira vez na Bahia, nesta sexta-feira (15), em sessão gratuita, às 19h, na Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, em Salvador, com o apoio da Fundação Cultural (Funceb), por meio do Núcleo de Artes Circenses/Dirart, e da Diretoria de Artes Visuais (Dimas), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
O filme tem esse nome porque uma mulher, Maria Eliza Alves dos Reis, se apresentava como ‘Xamego’, palhaço homem, sendo a primeira palhaça negra do Brasil e grande atração do Circo Guarany, em São Paulo, no início da década de 40. Após a exibição, acontece um debate com a presença de Mariana Gabriel (neta de Maria Eliza). Racismo, machismo e a longa luta de um palhaço pelo papel principal no espetáculo circense são os assuntos discutidos no documentário.
A narrativa conta a trajetória de ‘Xamego’ e a sua longa história no Circo Guarany, circo de família tradicional – inaugurado no início do século 20, em São Paulo, e que pertencia ao seu pai. Com 52 minutos, o filme é o resultado visual de entrevistas, encontros, leituras, consultas virtuais e a organização de fotos antigas com curiosos trajes circenses dos séculos 19 e 20, além de interessantes registros da palhaça homem, que animava festas da família até alguns anos antes de falecer, em 2007, aos 98 anos.
O documentário é decorrência do prêmio Funarte Caixa Carequinha de fomento ao circo na categoria pesquisa de 2014 e está inscrito em festivais de cinema nacionais e internacionais. Já percorreu as cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Sorocaba, Campinas, Santo André e Rio de Janeiro, chegando agora ao estado da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário