segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Modelo antigo de identidade continua valendo

A Secretaria Estadual da Administração (Saeb) informa aos usuários do SAC que a carteira de identidade que os cidadãos baianos já têm em mãos continua valendo. A busca por um novo documento deve ser feita apenas em caso real de necessidade ou pela primeira via do documento. Dados estatísticos da Saeb mostram que, do quantitativo de carteiras de identidade emitidas mensalmente, cerca de 60 mil documentos, 80%, ou seja, 48 mil, são de segunda e demais vias.
Nesta época do ano, já ocorre um crescimento de 30% em toda a rede SAC na demanda pela identidade – em razão das matrículas escolares e das viagens de férias. A troca pelo RG digital sugere uma ampliação nesta demanda. A busca sem necessidade imediata pelo documento já gerou o acúmulo de 25 mil documentos de RG digital, sem resgate nos últimos três meses.
“A carteira de identidade no modelo antigo tem validade em todo o território nacional. Por isso o cidadão deve trocar seu documento quando tiver uma necessidade real”, reiterou o superintendente do SAC, Flávio Amorim.
Para atender a demanda, os postos estão abrindo aos sábados (das 8 às 17h) e com horário estendido em até três horas diariamente. Nos SACs do Comércio e de Periperi, o atendimento começa às 7h e segue até as 19h. Já no de Pernambués, o serviço é iniciado às 7h e prossegue até as 17h.
Iniciado no último final de semana, o plantão aos domingos deve continuar até 28 de fevereiro. Os postos de Pernambués e Periperi funcionam das 8 às 14h, enquanto o da Barra e de Iguatemi abrem das 12 às 18h. A partir desta segunda-feira (25) também estará funcionando um posto extra de atendimento no SAC do Comércio para emissão de mais 400 identidades diárias. O custo da segunda via da carteira de identidade é de R$ 22,50. Nos postos de Pernambués e do Comércio, o documento é gratuito.
Ampliação do atendimento no interior
No interior, as unidades também ampliaram o atendimento em até três horas, a depender da cidade, e estão abrindo aos sábados para emissão do documento. Também como reforço para a demanda no interior, os municípios de Vitória da Conquista e Feira de Santana, as duas maiores cidades do interior, contam com o atendimento das carretas do SAC Móvel.
Os documentos solicitados ainda são os mesmos – certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência –, bem como os locais de atendimento. Para mais informações sobre os serviços oferecidos nos postos SAC da capital e do interior basta acessar o endereço eletrônico www.sac.ba.gov.br ou ligar para o telefone 0800-071-5353. A ligação é gratuita.

fonte: agecom

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