Ao cumprimentar o presidente de Israel, Wagner disse que existem excelentes oportunidades de investimentos para que a Bahia aumente sua parceria comercial com Israel. Hoje, o Brasil é o maior parceiro comercial de Israel na América Latina, com uma série de grandes companhias israelenses já exportando para o Brasil.
Um novo acordo de livre comércio entre Israel e o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) entrará em vigor no início de abril. Israel é o primeiro país fora da América Latina a assinar um acordo como esse com o Mercosul. O Brasil deu sua aprovação final ao pacto comercial no dia 4 deste mês, uma semana depois do Paraguai.
O governador acompanhará o presidente Lula em todo o percurso até esta quinta-feira (18), que inclui, além de Israel, a Cisjordânia e Jordânia. Durante a viagem serão abordados temas como o reinício das negociações entre israelenses e palestinos e a disposição do Brasil em contribuir com o processo de paz no Oriente Médio. Em todas as cidades haverá encontros entre empresários locais e a comitiva brasileira.
Wagner considera que há diversos exemplos de parcerias exitosas entre empresas brasileiras e israelenses e que existem excelentes oportunidades para a ampliação de tais parcerias em setores como os de alta tecnologia, semicondutores, instrumentos óticos e de alta precisão, telecomunicações, nanotecnologia, biotecnologia e fármacos.
No plano político, o governador acha positiva a sinalização do interesse brasileiro em continuar participando do processo de paz na região. No plano bilateral, espera-se aprofundar os contatos em temas comerciais com vistas, sobretudo, à Conferência Econômica da Diáspora Palestina, que o Brasil sediará em julho.
Governador discute agenda comercial com ministro israelense
No primeiro dia da missão brasileira em Israel, o governador Jaques Wagner teve uma audiência com Binyamin Ben Eliezer, ministro do Comércio, Indústria e Trabalho, para tratar da ampliação do tratado de Livre Comércio Mercosul-Israel. O encontro foi articulado pelo cônsul para assuntos econômicos no Brasil, Roy Nir. Além do ministro e do cônsul, participaram da reunião, o vice-diretor-geral de Comércio Exterior, Boaz Hirsch, o presidente da Câmara de Comércio Israel-Brasil, Shmuel Yerushalmi, e o embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta Coelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário