segunda-feira, 17 de maio de 2010

Brasil, Turquia e Irã fecham acordo sobre programa nuclear

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse neste domingo (16) que já existe um acordo com o Irã sobre troca de combustível nuclear. Os detalhes não foram divulgados. De acordo com o ministro, o anúncio oficial do resultado das negociações será feito nesta segunda (17), após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Teerã.
A visita de Lula ao Irã é considerada por potencias internacionais a última chance de evitar uma nova rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã, cujo programa nuclear é visto com desconfiança, principalmente, pelos Estados Unidos.
Neste domingo, Lula se reuniu com Ahmadinejad e com o líder supremo do Irã, aiatola Ali Khamenei. Após os encontros, foi divulgada uma nota que trata de acordos comerciais entre os dois países, mas ignora a questão nuclear. Antes de embarcar para Teerã, Lula havia falado em "99% de chances" de chegar a um acordo com o país de Ahmadinejad. Por sua vez, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, informou no sábado (15) que havia a possibilidade de fechar um "sério acordo" com o Brasil para a troca de combustível nuclear.
Ao G1, a assessoria do Itamaraty no Irã afirmou que o governo "tem grande expectativa" de solucionar o impasse até o meio-dia de segunda-feira (17), quando Lula embarca para a Espanha. "As negociações estão indo muito bem. O presidente está otimista e o primeiro-ministro turco não viria a Teerã se não acreditasse na conclusão de um acordo", disse a assessoria.

Informações do g1




Nenhum comentário:

Postar um comentário