No mês de outubro de 2010, a Bahia gerou 7.059 novos empregos com carteira de trabalho assinada. O saldo do mês colaborou para o acúmulo de 98.024 novas vagas este ano na Bahia, recorde anual histórico e melhor desempenho da região Nordeste. Tanto no mês quanto no acumulado do ano, o setor de Serviços foi o destaque na expansão das oportunidades de emprego. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED/MTE), divulgadas com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.
O saldo do mês (7.059), resultado da diferença entre 67.241 trabalhadores admitidos e 60.182 desligados, foi o segundo melhor encontrado para um mês de outubro na série histórica do CAGED, sendo superado apenas pelo ocorrido em 2009 (7.443 vagas).
O setor que mais gerou postos este mês foi o de Serviços (3.858 empregos), seguido pelo Comércio (3.756 vagas formais) e a Indústria de transformação (1.184 postos). Em contraposição, os setores da Agropecuária, Construção civil e Administração pública apresentaram resultados negativos de, respectivamente, -1.500, -351 e -8 vagas.
O secretário estadual do Planejamento, Antônio Alberto Valença, vê com otimismo o resultado. “Os números confirmam a tendência de sustentabilidade do processo de crescimento da economia, bem como o acerto das diretrizes governamentais no sentido de abrir novas oportunidades de trabalho no estado”, avalia Valença, lembrando ainda que o número de empregos gerados este ano já supera o de todo o ano de 2009 em quase 30 mil postos de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário