Um centro de treinamento tático da Polícia Militar, destinado prioritariamente ao aperfeiçoamento de policiais da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), foi inaugurado na manhã de hoje (12) pelo comandante geral da PM, Coronel Nilton Mascarenhas, no Parque de Pituaçu.
O local irá auxiliar na capacitação de policiais que atuam, principalmente em matas fechadas e foi implantado numa área de 4.300 metros quadrados, localizada dentro dos limites de parque, e que, anteriormente, era subutilizada.
De acordo com o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Nilton Mascarenhas, "a escolha do Parque de Pituaçu foi bastante pertinente não apenas pela semelhança com os biomas enfrentados pelos policiais diariamente, mas também por fortalecer a segurança no local". Para o coordenador do Parque de Pituaçu, Júlio Cezar de Menezes, "a implantação do centro, além de respeitar o ecossistema do local, irá fortalecer o policiamento que já é feito pela COPPA”.
O novo centro, conforme explicou o Major Nilton Machado Espíndola, comandante da COPPA, "possibilitará trabalhar o equilíbrio, a resistência do policial e treiná-lo para a superação dos obstáculos, fazendo-o entender que tem capacidade de se sobrepor frente às dificuldades. O cenário construído aqui para o treinamento dos policiais é uma reprodução do que nós enfrentamos em operações reais”.
Ainda segundo o major, outros setores das forças armadas terão acesso ao local. “O objetivo da construção deste centro é capacitar policiais para proteger os interesses do cidadão, então, todas as entidades parceiras da Segurança Públicas têm acesso livre para treinamento”, convidou.
Treinamento
Como parte da programação de inauguração, policiais simularam uma abordagem em mata fechada, além de passarem pela pista de obstáculos que compõe o centro. A pista contém onze barreiras que simulam os locais de maior incidência de crimes contra o meio ambiente. Vigas de equilíbrio, objeto para transposição de obstáculo vertical, uma casa rústica dentro da mata, além de outras características que fazem parte do trabalho diário de combate a crimes contra o meio ambiente também foram instalados.
Estiveram presentes à inauguração, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, o comandante do Policiamento Especializado, Sérgio da Natividade, o chefe de gabinete em exercício da Secretaria da Segurança Pública, Maurício Chauí, além de representantes do Ibama, Exército Brasileiro, e polícias Civil e Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário