terça-feira, 23 de novembro de 2010

Salvador sedia evento nacional de combate à violência contra mulher


A Bahia foi escolhida pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República (SPM/PR), para sediar as comemorações nacionais do Dia Internacional de Luta pela Não Violência Contra a Mulher.
Promoção do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi), a comemoração será na próxima quinta-feira (25), no Hotel Fiesta, bairro do Itaigara, em Salvador, onde será realizado o II Encontro Fortalecendo os Vínculos da Rede Estadual de Atenção à Mulher.
O encontro será aberto às 9h e, às 16h30, ocorrerá o ato solene ‘Pelo fim da violência contra a mulher’, com a participação do governador Jaques Wagner, da ministra da SPM/PR, Nilcéia Freire, e da secretária da Promoção da Igualdade, Luíza Bairros.

Margareth Menezes

Além do encontro, o evento inclui o show ‘Por uma vida sem violência’ com a cantora Margareth Menezes e convidados, no mesmo dia, a partir das 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, em benefício de instituições voltadas à causa da mulher.

Entrega de carros

Durante o evento no Fiesta, o governador Jaques Wagner fará a entrega de veículos e equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado com recursos da SPM/PR a municípios que participam da ação. As atividades prosseguem na sexta-feira (26), às 14h, com o lançamento Campanha Nacional 16 Dias de Ativismo Contra a Violência, no Posto Escola BR, no bairro do Stiep.
A programação reafirma a parceria entre os governos federal e estadual para implantação do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que orienta a política nacional de combate a esse tipo de violência, envolvendo 26 estados da Federação, cerca de 450 municípios e recursos da ordem de R$ 185 milhões para ações em diversos ministérios.
Na Bahia, por intermédio da Sepromi, os projetos envolveram R$ 4,6 milhões para a instalação de Centros de Referencia (CR’s), Núcleos de Atendimento e Casas de Passagem para mulheres em situação de violência, além da aquisição de veículos e equipamentos para estruturar os organismos municipais.
A Rede Estadual de Atenção à Mulher abrange 15 territórios de identidade, onde foram instalados 22 CR’s; 15 Delegacias Especializadas; 01 Centro de Abortamento Legal; 02 Juizados Especiais; 01 Núcleo da Defensoria Pública e 01 Casa Abrigo. A Rede conta também como o suporte dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Especializados (Creas).




Nenhum comentário:

Postar um comentário