quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Agricultura familiar melhoram rendimento escolar


Alunos da rede pública de ensino do município de Feira da Mata, localizado na região de Santa Maria da Vitória, melhoraram o desempenho escolar depois do acesso à boa alimentação, proveniente da agricultura familiar local. Para chegar a essa realidade, a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), mobilizou, conscientizou e capacitou pessoas da região para trabalhar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
“Com a implantação do programa, a troca do alimento industrializado por in natura melhorou o rendimento escolar, a disposição dos alunos em aulas e diminuiu o número de atendimentos médicos, haja vista que uma boa alimentação é base para a saúde”, declara a secretária municipal da Educação, Najila Maria dos Santos.
O projeto tem o apoio da prefeitura local, que compra mais que 30% dos recursos repassados pelo governo federal em produtos da agricultura família e complementa com recursos próprios, beneficiando 1.153 alunos. As cantinas estão recebendo equipamentos para armazenar, processar e conservar os alimentos, e as merendeiras receberam capacitações com foco em cardápios elaborados por nutricionistas.
Em maio deste ano, a EBDA realizou reuniões com lideranças políticas, coordenador de merenda, nutricionista, presidentes de associações e sindicatos, entre outros, explicando como trabalhar com o Pnae, programa que exige formação específica.
Segundo o coordenador estadual da Rede de Apoio à Comercialização da Agricultura Familiar (Reacaf), Evandro Oliveira, o mercado institucional do Pnae para a agricultura familiar da Bahia tem um aporte financeiro da ordem de R$ 60 milhões. Este valor garante a comercialização dos gêneros alimentícios, atendendo a cerca de 6.700 famílias, permitindo uma alimentação de qualidade para quatro milhões de alunos da rede pública de ensino, preservando os hábitos alimentares locais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário