foto: evento religioso
A criação da Diocese de Camaçari pelo papa Bento XVI e a posse amanhã de dom João Petrini como seu primeiro bispo foram alvos de moção de aplauso apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Yulo Oiticica (PT). "A constituição de uma nova diocese na Região Metropolitana de Salvador contribuirá para a evangelização das famílias", diz o parlamentar, considerando que esta terá "papel fundamental na preservação dos valores éticos e morais para o fortalecimento dos trabalhos pastorais e dos movimentos católicos da região".
A nova sede episcopal, batizada de São Tomás de Cantuária e que surge do desmembramento da arquidiocese de Salvador, terá 16 paróquias, sendo cinco no município de Camaçari e as outras em Candeias, Dias d’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova. "A região apresenta um total de 708 mil habitantes, dos quais, 481 mil são católicos", contabiliza.
Camaçari apresenta hoje o maior Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Nordeste, respondendo por 35% das exportações do estado. O setor turístico também desponta, graças aos 42 quilômetros de orla marítima. Para Oiticica, é neste ambiente que a diocese desempenhará sua missão evangélica e pastoral, podendo tornar-se "grande protagonista do amplo debate pelo combate à miséria e pela distribuição de renda nos municípios".
Nenhum comentário:
Postar um comentário