segunda-feira, 20 de junho de 2011

É São João no Subúrbio

Fotos:Sergio Batista
É São João um período de muito arrasta-pé, comidas juninas e danças tradicionais, nos quatros cantos do Nordeste, e na capital baiana não podia ser diferente, principalmente no subúrbio ferroviário onde as raízes culturais trazida do recôncavo e do interior do estado vindo através da linha férrea vem sendo cultivadas há anos na região .Aqui o forro come solto desde o comunitário organizado pela comunidade, paróquia ou pela prefeitura, o negocio é arrasta o pé . Na noite de sexta feira (17) comprido a tradição no espaço comunitário paroquial na rua Cristóvão Ferreira , varias pessoas da comunidade de Periperi dançaram a noite inteira ao som do forro pé de serra, aminados pela banda de jovens da paróquia de Nossa Senhora da Conceição,no já consagrado forro do padre Antonio Oliveira.
No sábado(18),uma feira junina promovida pela paróquia do bairro Lobato,atraiu centenas de pessoas as barracas montadas,com comidas típicas pelas pastorais e pela comunidade, dando o tom nordestino,aminados também pela banda de forró.

Ta casando,então é bom toma um licor,comer um amendoim renovando as força para dançar quadrilha foi o que fez a galera do bairro de Nova Constituinte ,no forró entre amigos em mais uma edição realizado na tarde deste domingo(19),pelo MEDE ( Movimento Em Defesa da Educação) em parceria com a escola Comunitária do bairro comemorando a instalação de uma escola municipal na comunidade.
Ao som do forro e de muito samba, acompanhadas de coreografia de grupos culturais da localidade,na mais pura democracia dos ritmos afinal estamos na Bahia terra das diversidades culturais,varias famílias prestigiaram o evento em uma demonstração de paz e harmonia.
Para quem gosta de forró elétrico, a prefeitura de Salvador colocou um trio elétrico na Praça da Revolução no bairro de Periperi no domingo(19) a noite.Abrindo a festa do São João de forma oficial no subúrbio,animando a comunidade que compareceu em bom numero.



Nenhum comentário:

Postar um comentário