Fotos Sergio Batista
Cerca de 400 jovens foram capacitados pelo Projeto Educar para Construir,no ramo da construção civil ,com objetivo promover o desenvolvimento social por meio da inserção no mercado de trabalho. A formatura ocorreu na manhã desta terça-feira (14), na Quadra do Centro de Educação Desportiva (CEDP),na comunidade do Boiadeiro em Plataforma subúrbio de Salvador com a presença do governador Jaques Wagner.
Na ocasião, houve também a abertura oficial das turmas de aprendizes 2011, cujas aulas já começaram e estão beneficiando mais 320 jovens, sendo 220 na unidade de Novos Alagados e 100 na unidade do Bairro da Paz. Para fazer parte do Educar para Construir, é preciso ter entre 18 e 24 anos, ter identificação com o setor da construção civil e estar matriculado e frequentando escola pública entre a 5ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.
Os cursos têm duração de um ano, sendo cinco meses de teoria e sete de prática. Cada aprendiz conta com carteira assinada e recebe meio salário mínimo para participar da capacitação nos ofícios de pedreiro, eletricista, encanador e carpinteiro, além de almoxarife. A carga horária total dos cursos é de 960 horas, sendo 400 horas de teoria e 560 de prática na empresa, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.
A ação, que faz parte do programa Jovens Baianos, é realizada pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A iniciativa conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e de 45 empresas da construção civil, que contratam os jovens como aprendizes.
O projeto existe desde 1999, mas a partir de 2006 passou a ter o apoio da Sedes e, posteriormente, o Projeto se voltou à Lei de Aprendizagem (10.097 - promulgada em 19/12/2000), formando jovens aprendizes para o mercado de trabalho. Até o momento, já foram qualificados 1.840 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário