Coma apresentação do grupo de cultura formado por adolescentes de 15 a 17 anos do Programa Projovem Adolescente do bairro de Periperi subúrbio ferroviário deu início, na tarde desta quinta-feira (4), no auditório da Faculdade Visconde de Cairu ao primeiro dia da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento é organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho,Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). Com um público formado, principalmente, por profissionais da área de assistência social ligados à administração pública e às instituições assistenciais, além de usuários do atendimento do Serviço Único de Assistência Social (SUAS).
Em seu discurso de abertura o Secretario Oscimar Torres, disse que o grande desafio desta conferência é que o SUAS seja efetivo para construir uma proposta que supra os anseios da população. "E tenha maior possibilidade de atender os usuários e trabalhadores na sua totalidade".
Para o conselheiro titular do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), José Crus - que fez uma palestra com o tema:"Consolidar o SUAS - Valorizar seus Trabalhadores" -, o SUAS é uma política pública unificada para que os usuários tenham atendimento social garantido como direito e não mais como ajuda, reafirmado no discurso do deputado estadual Yulo Oiticica (PT) presidente da frente em defesa da assistência social da assembléia legislativa da Bahia um dos convidados da mesa de abertura
A Conferência de Assistência Social é um espaço de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social, onde são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistencias dos seus usuários. O encontro possui debates coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.
Além do secretário municipal Oscimar Torres, fizeram parte da mesa diretiva o secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), Carlos Brasileiro, a representante dos Usuários e Deficientes Visuais, Clarissa Cristina, a conselheira Regional do Serviço Social, Jucileide Nascimento, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Renildo Barbosa e o vereador Joceval Rodrigues (PP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário