A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) inscreve gratuitamente pelo site para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), programada para o período de 17 a 21 deste mês, em Salvador. O evento terá como novidade o Circuito Universidades, onde os maiores pesquisadores do Brasil irão debater temas como biotecnologia, inovação, gestão do conhecimento, mudanças climáticas e desastres naturais.
A solenidade de abertura acontece na próxima segunda-feira (17), às 18h30, na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, com a presença de renomados pesquisadores como o doutor em saúde pública e pós-doutor em gestão ambiental, Arlindo Philippi Jr, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e titular da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Pedro Pascutti, e o professor do Instituto de Biologia da UFBA, Charbel El-Hani.
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti, Liliane de Queiroz Antonio, o primeiro dia abordará a pesquisa interdisciplinar na Bahia, debatendo o cenário da ciência, tecnologia e inovação no estado. “Vamos falar da importância de se fortalecer a base tecnológica da Bahia e de que forma nossos cursos de pós-graduação podem se adequar às novas demandas do mercado”.
O evento é gratuito e podem participar estudantes, professores, empresários do comércio e indústria, empreendedores e técnicos interessados em debater a situação da pesquisa no estado. “A intenção é traçar um panorama geral e discutir até que ponto a pós-graduação na Bahia está focada nas áreas estratégicas definidas pelo Governo do Estado”, afirma a superintendente.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, destaca o empenho da Secti em fazer com que a popularização da ciência não aconteça só durante uma semana, mas o ano todo. Ressalta ainda os avanços da Bahia em ciência e tecnologia. “O futuro Parque Tecnológico, por exemplo, que será inaugurado este ano, é um espaço voltado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário