terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seminário em Salvador vai discutir políticas públicas para pessoas com anemia falciforme

A anemia falciforme é uma das doenças genéticas de maior incidência no Brasil, principalmente entre a população de origem negra. No sentido de propor políticas públicas quanto ao tema, os deputados federais Amauri Teixeira (PT-BA) e Benedita da Silva (PT-RJ) solicitaram um seminário que vai ser realizado no auditório da Secretaria da Fazenda de Salvador (BA), às 9h, no dia 27 de outubro.
Dados da triagem neonatal mostram que, no país, nascem cerca de 3.500 crianças por ano com doença falciforme, numa relação de 1 bebê a cada 1.000 nascimentos. A Bahia apresenta a maior incidência no Brasil, com um caso a cada 650 nascimentos, e estima-se a existência de 10 mil portadores da doença em todo o Estado. “São pessoas que necessitam de atendimento especializado e acesso qualificado ao serviço de saúde”, afirmou Amauri Teixeira.
Para o seminário foram convidados representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Secretarias de Saúde de Salvador e do Estado da Bahia, Federação Nacional da Associação de Pessoas com Doença Falciforme, Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia e Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores de Salvador. O evento é uma iniciativa da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário