Lideranças comunitárias e representantes da Câmara Setorial de Prevenção Social, coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro, se reuniram na manhã deste sábado (5) para avaliar os projetos, programas, entre outras iniciativas oferecidas aos moradores nas comunidades Calabar e Alto das Pombas, em Salvador, antes, durante e após a implantação da Base Comunitária de Segurança (abril desde ano).
Durante o encontro, na base do Calabar, a comandante e capitã PM Maria Oliveira apresentou um balanço das ações realizadas entre o dia 27 de abril e 27 de outubro. Entre as conquistas do período, a policial destacou o fim dos homicídios, mediação de conflitos, a participação de soldados na programação da rádio comunitária do bairro com informações de segurança, as aulas de informática para crianças e jovens, ações recreativas no Dia das Crianças com apoio da iniciativa privada.
“Queremos ampliar cada vez mais a integração da nossa equipe de policiais com a comunidade”.
Acompanhada dos filhos, um casal de gêmeos de um ano e seis meses, a universitária Mariene Lima participou da reunião avaliativa. Ela é uma das contempladas com o curso de inglês oferecido pela Uneb no Calabar.
“As ações são positivas. O Calabar estava precisando de mais atividades de desenvolvimento do emprego. Tenho aprendido muito nesse curso de inglês. Já estou no segundo nível”, disse a moradora, que também é uma das monitoras do Atelier Berimbanda - projeto social que oferece oficinas de música e teatro a 30 alunos do bairro.
Atualmente, parte das aulas acontecem no módulo policial, na frente da base. Mariene foi uma das moradoras que apresentaram demandas na área social. “Precisamos de mais recursos para reformar uma casa aqui perto e realizar as aulas em um espaço adequado”.
Para a presidente da Sociedade Beneficente Recreativa do Calabar, Fátima Gavião, uma das ações que mais demonstraram a preocupação do poder público com a inclusão social através da força de trabalho foi o curso de técnico de enfermagem oferecido pela Secretaria de Saúde (Sesab).
O coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Zeliomar Almeida, observou que “as bases se propõem a ser um centro agregador das ações de segurança com as políticas publicas e ações sociais”.
Durante a reunião, o secretário Carlos Brasileiro afirmou que a intenção do governo estadual é fortalecer as bases comunitárias com vistas ao aprimoramento de iniciativas que ainda serão realizadas. “Depois das reuniões que tivemos com os membros da Câmara Setorial e com os líderes da comunidade, precisamos fazer os ajustes necessários para que tenhamos êxito nas ações futuras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário