Com a proximidade das festas de fim de ano cresce o volume de consumidores circulando pelas áreas comerciais de Salvador, aumentando também os riscos de furtos ao cidadão desatento, apenas concentrado nas compras. O delegado Cleandro Pimenta, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), fornece algumas orientações para dificultar a ação de ladrões que costumam agir nesta época do ano, sobretudo na região central da cidade.
“Conduza a bolsa sempre na frente do corpo, evite circular com muitos pacotes e use roupas simples, evitando a exposição de objetos de valor”, sugere Pimenta, recomendando às mulheres a calçarem sapatos baixos e confortáveis que possibilitam firmeza e agilidade ao andar.
Também é interessante ir às compras, acompanhado por uma ou duas pessoas. “São medidas simples, que podem fazer diferença para quem deseja enfrentar a maratona de compras de forma mais segura”, declara o delegado, para quem é imprescindível estar atento a toda movimentação nas ruas.
Encontrar a mesma pessoa várias vezes num mesmo dia não é algo comum. Ao desconfiar que é seguido, o consumidor deve entrar no estabelecimento comercial mais próximo, avisar aos seguranças do local ou, estando em via pública, acionar a polícia. “Evite agir por conta própria e procure ajuda policial, pois muitas vezes os autores dos delitos se encontram sob o efeito de drogas” afirma o delegado.
O hábito de circular com joias, carteira de cédulas no bolso traseiro, celular e objetos de valor aumenta muito os riscos de alguém se tornar alvo de assaltantes. O consumidor deve levar somente o dinheiro suficiente para as compras do dia. Segundo o diretor do DCCP, ao utilizar terminais eletrônicos em agências bancárias, é recomendável redobrar ainda mais a atenção e evitar sacar altos valores desnecessariamente
Nenhum comentário:
Postar um comentário