Fotos Sergio Batista
As apresentações espontâneas de grupos de capoeira e de dança afro em frente à base comunitária de segurança inaugurada nesta segunda-feira (16) no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio ferroviário de Salvador, ilustraram o clima que se instalou entre os 32 mil moradores da região, dividida em três grandes áreas – Fazenda Coutos I, Fazenda Coutos II e Fazenda Coutos III.
Além do efetivo de 120 policiais militares, a base possui um centro digital de cidadania e vai proporcionar cursos profissionalizantes e preparatórios para o vestibular, além de atividades culturais e sociais.
Para realizar o trabalho preventivo e o atendimento das ocorrências na quinta base implantada por meio do programa Pacto pela Vida, serão instaladas 15 câmeras de monitoramento. O policiamento terá o apoio de quatro viaturas, entre carros e motos. A medida agradou a comerciante Maria Helena de Oliveira. Ela aposta que com a segurança chegará também o desenvolvimento. “Ainda temos que ir a Paripe para fazer pagamentos. Com essa base, as pessoas podem investir em uma casa lotérica aqui, em um banco popular. Com a certeza da segurança, as pessoas virão mais fazer suas compras e pagamentos”.
Maria Helena também acredita que a parcela mais jovem da população local estará menos propensa a aderir à criminalidade. “O jovem vai ter mais coisas para fazer, sem pensar na violência, e vamos poder trabalhar em paz. Já vi muitos jovens perdendo a vida, os pais chorando, e nada se podia fazer. E a gente, que não tinha nada a ver com as guerras, ainda corria o risco de levar uma bala perdida”.
Informações Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário