sexta-feira, 27 de abril de 2012

AMPLI recebe moção de aplauso pelo seus 50 anos


A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia faz inserir na ata dos seus trabalhos, a presente Moção de Aplauso pelos 50 anos de fundação da AMPLI – Associação de Moradores de Pau da Lima.
A Associação de Moradores de Pau da Lima, AMPLI, foi fundada aos 18 de abril de 1962, por um grupo de moradores que com o crescimento acelerado do bairro de Pau da Lima em meados da década de 50, enxergaram a necessidade de uma organização, com o objetivo de promover a mobilização e organização da comunidade na busca por melhores condições de infraestrutura, educação, segurança, saúde, meio ambiente, cultura e lazer.
A AMPLI, nesses 50 anos de existência, tem atuado no intuito de contribuir para o desenvolvimento dessa população, através da educação e valorização de sua história, posicionando-se contra toda forma de discriminação e violência.
Dentre as bandeiras de luta sustentadas pela Associação, destacam-se os Direitos Humanos, a defesa das crianças e adolescentes e a assistência social. Por conta disso, promove debates, insere-se nos espaços de formulação e gestão de políticas públicas, capacita os jovens por meio de cursos profissionalizantes em diversas áreas, presta atendimento a comunidade em parceria com o Governo do Estado com o Balcão de Justiça e Cidadania.
Para atender aos seus objetivos, a AMPLI mantém parcerias com instituições governamentais e não governamentais, das quais podem-se destacar: CONDER- Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, NOP – Núcleo de Organizações Populares coordenado pela companheira Jéssica Sinal, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora cujo parôco e Padre José Jorge Brito, Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude a qual presido e diversas outras organizações que visem a melhoria do bairro de Pau da Lima.
Ao longo dessa trajetória de luta, em um dos bairros mais populosos da cidade do São Salvador, hoje com aproximadamente 220.000 habitantes, a AMPLI, cumpre um papel relevante em conjunto com seus associados e parceiros, tomando para si a tarefa de construir mecanismos de combate à discriminação, à violência e às desigualdades sociais.
Parabenizo a atuação da atual diretoria, destacando o desempenho do coordenador Uelinton Nascimento que, a partir da sua história e relação de compromisso com a comunidade de Pau da Lima, tem transformado a entidade em um espaço democrático e plural, fortalecendo as ações e destacando a AMPLI como a principal instituição social do bairro. Não tenho dúvidas que o bairro de Pau da Lima precisa de mais investimentos e ações estratégicas de Estado, como a implantação de um Restaurante Popular, um banco público, um Centro Social Urbano, uma Unidade de Inclusão Socioprodutiva – UNIS e tantas outras políticas públicas de inclusão e desenvolvimento social, além de obras infraestruturais e de trânsito, das quais tenho colaborado para se efetivarem. Mas já pudemos experimentar do resultado de muitas lutas que travamos juntos, a exemplo da instalação dos Correios, da CIPM, Rondas nos Bairros, o SAC entre outras ações.
A Moção que ora proponho assume, assim, o caráter de reconhecimento ao serviço prestado nesses 50 anos de trajetória da AMPLI e de reafirmação do papel do Parlamento no diálogo com a sociedade civil organizada.
Nestes termos, solicito que se dê ciência desta Moção de Aplauso a AMPLI- Associação de Moradores de Pau da Lima, ao Núcleo de Organização Popular de Pau da Lima, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.



Sala das Sessões, 27 de abril de 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário