sexta-feira, 27 de abril de 2012

Deputado quer cota para idosos


Instituir cotas para contratação de pessoas acima de 50 anos nas empresas baianas. Esse foi o objetivo do deputado Rosemberg Pinto (PT) em projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa. A proposta determina que a reserva das vagas seja de 2% nas empresas com até 200 funcionários; de 3% nas que possuem de 201 a 500 profissionais; 4% para as de 501 a 1000; e de 5% para empresas com 1001 funcionários em diante. Ainda segundo o documento de autoria de Rosemberg, a contratação deverá se ater aos critérios técnicos e qualificação profissional para cada função exercida.
"A terceira idade é o momento em que se tem experiência e disposição de sobra para o trabalho. Na medida em que o Brasil tanto carece de profissionais qualificados e dá sinais de envelhecimento da sua população, necessitamos de mecanismos que assegure ao trabalhador da terceira idade, que queira trabalhar, a oportunidade de retornar ao mercado", justificou o deputado. Rosemberg também ressalta que, ao chegar à terceira idade, a maioria dos idosos está qualificada para o trabalho, porém, explica ele, "é neste momento que a sociedade argumenta que pelo estado avançado, a pessoa não seria mais capacitada para exercer funções trabalhistas."
O parlamentar destaca que, segundo a pesquisadora Ana Maya Goto, os idosos não podem mais ficar em casa esperando o tempo passar. Devem construir a sua própria velhice, considerando as limitações naturais impostas pelo tempo onde possam exercer a sua criatividade, compartilhar as experiências acumuladas e contribuir para a mudança de pensamento da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário