segunda-feira, 21 de maio de 2012

Barragem ameniza convivência com a seca em Mulungu do Morro

A barragem do Rio Tijuco, concluída pela Embasa em 2010, é um dos alentos das cidades de Souto Soares e Mulungu do Morro. Os dois municípios baianos figuram entre os 238 que estão em situação de emergência por causa da seca que atinge o estado. Apesar da estiagem, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Mulungu do Morro, que atende também a cidade de Souto Soares, está operando normalmente. A Embasa está fornecendo uma média de 100 litros de água, diariamente, para cada habitante.
Como nas outras cidades da Bahia, em Souto Soares, a produção agrícola foi diretamente afetada pela seca. “Aqui o sisal está tão murcho que não temos nem como desfibrar”, disse o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos da cidade, Apolônio Gaspar de Souza, se referindo à produção da fibra vegetal.
Mesmo dentro deste cenário, não falta água para o consumo humano. “Graças a Deus, o nosso ponto forte aqui ainda é o sistema do Rio Tijuco, que não teve nenhum reflexo da seca. Ainda temos a água para beber”, destacou o secretário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário