sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bases Comunitárias melhoram qualidade de vida


Bases Comunitárias melhoram qualidade de vida
Como parte do Programa Pacto Pela Vida, a metodologia de policiamento de bases comunitárias trabalha de forma integrada com a comunidade, levando, além de mais segurança, qualidade de vida para população. Das 11 bases comunitárias de segurança instaladas no estado desde 2011, sete estão em Salvador. A redução da violência alcançada pelas unidades varia de bairro para bairro, mas a média é uma diminuição de mais de 50%.
A parceria com a população e organizações não governamentais é essencial para reduzir a violência e proporcionar inclusão social e perspectiva de crescimento profissional. O líder comunitário do Calabar, Gílson Magalhães, ressalta as mudanças: “no início tínhamos a preocupação da base vir pra cá apenas com a polícia, mas não foi isso que aconteceu. A realidade mudou bastante com as ações da base, inclusive com os cursos. Nossos jovens ficavam na marginalidade pela falta de oportunidades e hoje esse contexto mudou”, afirma.
Por meio do Qualifica Bahia, os moradores fazem cursos profissionalizantes de cabeleireiro, pintor, eletricista predial, recepcionista, telemarketing, manicure, pizzaiolo, informática, dentre outros. Cerca de 15 mulheres do subúrbio ferroviário não perderam tempo e estão finalizando o aprendizado do curso de pedreiro com aulas práticas. Elas estão reformando um anexo da Igreja Santo Antônio das Malvinas, no bairro de Fazenda Coutos.
“Eu me sinto feliz, o que mais gosto é levantar paredes, acho que daqui passaremos para o mercado de trabalho, inclusive tenho pretensões de construir minha própria casa”, revela Angelina Pereira. A aluna Luciene Galiza compartilha dos mesmos sentimentos. “Além de ser uma oportunidade para termos uma profissão, eu economizo com mão de obra para consertos em minha casa”, disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário