Aulas de inglês, duas vezes por semana, e atividades extras às sextas-feiras. Assim tem sido a rotina de 500 estudantes de escolas estaduais de Salvador desde o dia 7 deste mês, quando começou o Curso de Extensão em Língua Inglesa para alunos da rede pública, oferecido pela Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba). As aulas acontecem no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que funciona no Colégio Central, em Salvador. Até o final deste ano, serão oferecidas mais mil vagas para o curso.
A metodologia utilizada é a The Communicative Approach (Abordagem Comunicativa), que prioriza o ato comunicativo em vez da frase. “O nosso objetivo é preparar o aluno para o turismo receptivo, com noções do idioma para atuação em eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para isso, estamos seguindo um método de inglês da Oxford, com ênfase na oralidade, utilizando material voltado para a realidade brasileira”, disse o coordenador do projeto pela Ufba, Newton Seixas.
A carga do curso é de 136 horas/aula, com duração de um ano. Juliete Lima é estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes e nunca tinha feito curso de língua estrangeira. “Tenho muita vontade de aprender inglês, sem falar que o curso é gratuito. É uma oportunidade única”. Já Igor Michel, que o cursa o 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Cosme de Farias, tinha noção do idioma, mas pretende avançar nos conhecimentos sobre a língua. “Espero sair daqui pronto para ampliar meu vocabulário. Já aprendi até algumas palavras novas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário