terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeitura propõe que empresas “adotem” jovens negros

Secretaria Municipal da Reparação (Semur) quer o apoio das empresas certificadas pelo Selo da Diversidade Étnico-Racial para promover a inserção de jovens negros no mercado de trabalho. A proposta será apresentada nesta quarta-feira (6), às 19h, na Associação Comercial da Bahia, durante o primeiro encontro da secretária Ivete Sacramento e sua equipe com o conselho do Selo e empresários que já obtiveram a certificação.
O Selo da Diversidade foi criado pela Semur para estimular a inclusão e ascensão dos trabalhadores negros no mercado. Para obter a certificação, as empresas devem se candidatar, a partir da publicação do edital lançado a cada ano pela Semur, o que em geral acontece no segundo semestre. Ao se inscrever no edital, as empresas assumem o compromisso de valorização da diversidade e devem apresentar um plano de ação através do qual irão demonstrar de que forma pretendem atuar para promover a igualdade racial no quadro de funcionários.
Além das empresas que participam do edital da Semur (Selo Compromisso), a certificação também é entregue às entidades que já atuam na garantia de vagas para a população negra no mercado de trabalho (Selo Reconhecimento). A ideia agora é avançar com o projeto, fazendo com que cada empresa certificada adote um jovem negro para compor seu quadro de funcionários.
Critérios - Para garantir a qualificação dos jovens, a Semur está firmando um convênio com o Senac, neste primeiro momento, e posteriormente pretende buscar também parceria com o Sebrae. Os critérios para participar do projeto, que prevê a inserção inicial de 30 jovens, é ser negro, ter entre 18 e 29 anos e renda média familiar de até dois salários mínimos, morar em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio em escola pública.
Entre as empresas certificadas com o Selo da Diversidade Compromisso estão os shoppings Barra, Center Lapa, Iguatemi, Piedade e Outlet Center, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Instituto Nextel, Moraes de Castro Produtos Químicos Ltda e o grupo de logística PPS. O Selo Reconhecimento foi entregue em 2012 à Associação Baiana de Deficientes Físicos, Associação Baiana de Pessoas Portadoras de Doença Falciforme e Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário