domingo, 15 de dezembro de 2013

Mãe Stella recebe Medalha do Mérito do MP na terça (170

A Ialorixá Mãe Stella, o médico e cientista Elsimar Coutinho, e parlamentares da Bancada Baiana Constituinte de 1987 receberão na próxima terça-feira, 17, a “Medalha do Mérito do Ministério Público do Estado da Bahia”. A solenidade será realizada a partir das 18h no auditório da sede do MP no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As medalhas serão entregues pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, chanceler da honraria, que foi instituída com o objetivo de reconhecer pessoas ou organizações que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e ao MP na defesa dos direitos inerentes ao exercício da cidadania plena. Eles foram indicados pela comissão de outorga da instituição no último dia 6 de novembro.
Maria Stella de Azevedo Santos, mais conhecida como Mãe Stella, será agraciada em razão da luta em defesa da pureza do Candomblé e das culturas africana e popular. Líder do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, criou o Museu Ilê Ohum Lalai, a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos, creche, biblioteca, espaço para dança, lutas marciais e infocentro, que atendem crianças e adolescentes carentes do bairro de São Gonçalo, em Salvador. É também a primeira ialorixá a integrar uma confraria de escritores, tendo sido empossada membro da Academia Baiana de Letras no último dia 12 de setembro.
Já o médico baiano Elsimar Coutinho será condecorado pelo trabalho desenvolvido na área de reprodução humana e planejamento familiar. Suas pesquisas e descobertas nos campos da saúde e da reprodução humana, entre elas a supressão da menstruação, tornaram o pesquisador reconhecido internacionalmente. Ele é conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dirige o Centro de Pesquisa e Assistência de Reprodução Humana (Ceparh).  A medalha aos parlamentares da bancada será uma homenagem às conquistas dos cidadãos brasileiros decorrentes da promulgação da Constituição Federal de 1988, que completa 25 anos, e um reconhecimento ao fortalecimento do Ministério Público pelas prerrogativas institucionais previstas na Carta Magna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário