A segurança no ambiente de trabalho no setor de transportes foi tema de debate promovido pelo Sindicato dos Empresários Rodoviários (Setps), na manhã desta quinsta-feira (27), no Iguatemi Business Flat, no Caminho das Árvores. Destinado a executivos, advogados e trabalhadores do ramo, o evento contou com a participação do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, Alberto Balazeiro, desembargadores, juízes, advogados e especialistas em segurança do trabalho.
A abertura coube ao assessor jurídico do Setps, o advogado Saul Quadros, que falou da reestruturação por que o setor de transportes de Salvador passará em 2015, com a habilitação de novos fornecedores do serviço, o que aumenta a relevância do debate sobre prevenção de acidentes. Em seguida, a desembargadora Léa Nunes convocou os presentes a atuarem na prevenção, com a institucionalização de uma cultura de segurança no ambiente de trabalho. “Acidentes do trabalho são previsíveis e podem ser evitados”, disse a magistrada ao fim da sua apresentação.
Depois dela, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Balazeiro, ressaltou que, no que diz respeito ao setor de transporte, medidas coletivas de proteção respondem não só para a segurança do trabalhador, mas também do trânsito como um todo. Ele frisou que a harmonia nas relações humanas neste ambiente é fundamental, já que os profissionais lidam diretamente com o público, submetidos a todas as implicações deste contato (excesso de demandas, agressões, riscos de assalto etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário