quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Baía de Todos-os-Santos concorre para receber corrida náutica internacional


Foto divulgação

Considerado um dos maiores eventos náuticos do mundo, a Volvo Ocean Race pode ter Salvador e a Baía de Todos-os-Santos (BTS) como uma das dez paradas da regata. A capital baiana concorre com outras cidades, como Itajaí (SC), que recebeu a última edição da corrida náutica, encerrada no mês de junho. A próxima competição da Volvo Ocean Race será realizada entre setembro de 2017 e junho de 2018.
A disputa vai partir de Alicante, na Espanha, com chegada em Gothenburg, na Suécia. Ao todo, serão nove meses de duração e dez paradas em locais como a já garantida Cidade do Cabo, na África do Sul, e Newport, nos Estados Unidos (ainda em negociação). Caso seja o destino escolhido, Salvador será a única parada de competidores na América Latina, prevista para abril de 2018. A confirmação da cidade deve acontecer até novembro.
Segundo o secretário estadual do Turismo, Nelson Pelegrino, uma das condicionantes para a vinda da regada para Salvador é a expertise em organização de grandes eventos. “Aqui temos um grande Carnaval, a Lavagem do Bonfim e outras festas populares. Então cumprimos não só esse item, mas temos todas as condições de sediar o evento na Baía de Todos-os-Santos, que é a maior baía tropical do mundo e tem plena navegabilidade. Queremos incluir a Bahia no mapa mundial dos esportes de vela”. Para atrair o evento, o Governo do Estado conta com a parceria da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Cultura e da Empresa de Turismo (Saltur). A captação de recursos com patrocinadores também será feita.
A cada parada, a Volvo Ocean Race oferece ao público uma programação especial, de visitas aos barcos a tarefas lúdicas sobre a preservação da água. Caso Salvador seja escolhida como uma das dez localidades para montagem da vila dos navegadores, baianos e turistas também terão a oportunidade de participar das atividades, que devem incluir manifestações artísticas e culturais típicas a Bahia, ajudando a divulgar internacionalmente os atrativos do estado. A inclusão da cidade no mapa da prova também gera a divulgação do destino na mídia internacional em todo o período da competição, que é de quase um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário