A música tem diversificado os saberes nos currículos escolares e promovido o protagonismo juvenil dos estudantes da rede estadual de ensino. O estudante Josenildo Almeida, conhecido como MC Feijão, por exemplo – uma das atrações do Fórum B+ Educação, nesta terça-feira (25), no Teatro Castro Alves, em Salvador, – tem se dedicado mais aos estudos desde que a música passou a fazer parte da sua vida escolar, por meio do Festival Anual de Canto Estudantil (Face), um dos projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
MC Feijão, que é aluno do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, é o autor e intérprete da música O Saber de Transformar, jingle da campanha do programa Educar para Transformar - um Pacto pela Educação, desenvolvido pelo Governo. Ele conta que a composição foi criada com base na sua vivência na escola. “Sempre fui um aluno dedicado, mas, com esses projetos meu rendimento melhorou ainda mais”, afirmou Josenildo Almeida.
Com o trecho da música “a escola é aberta, o saber de transformar”, MC Feijão traduz que a escola é o caminho certo a seguir. “Temos que transformar os vários saberes que tem no mundo e a escola permite esse conhecimento. Procuro incentivar os jovens a estudar, através das minhas composições”, ressaltou.
A educação também tem sido uma prioridade para os jovens integrantes do grupo musical Olodum Mirim, que também participaram do Forum B+ Educação. Eles fazem parte de um projeto social do Olodum, onde aprendem sobre a cultura afro-brasileira e a tocar instrumentos musicais. De acordo com o aprendiz de percussão e aluno do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro Filho, Jeferson Leite, 14 anos, depois dos estudos, a música é a segunda coisa mais importante de sua vida. “A música está relacionada a muitos sonhos realizados e vem contribuindo para o meu desempenho e disciplina nas atividades da escola”, disse o estudante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário