quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ministério da Saúde e HGRS capacitam tutores para atender prematuros na rede básica


Foto divulgação
Referência estadual para capacitação na metodologia Canguru desde 2010, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está treinando enfermeiros e médicos para atenderem recém-nascidos (RNs) prematuros na rede básica de saúde, especialmente aqueles que passaram pelo programa Mãe Canguru. O I Curso de Capacitação para o Acompanhamento do RN prematuro na Atenção Básica acontece desde a segunda-feira (03), encerrando hoje (04), no Auditório central do HGRS.
O curso é ministrado por tutoras do Centro de Capacitação no Método Canguru do HGRS com apoio de três consultoras do Ministério da Saúde: a médica Mônica e as enfermeiras Patrícia e Roberta. De acordo com a médica neonatologista Maria de Lourdes Santiago Costa Leite, coordenadora do Centro de Capacitação, os 30 profissionais que participam deste primeiro curso voltado para a rede básica de saúde são treinados para que também se tornem tutores na rede e multipliquem as capacitações no atendimento ao RN prematuro atendido no Canguru.
Esse RN, explica Maria de Lourdes, é o que passou pelas três etapas do programa Mãe Canguru, ganhou peso (até 2,5 kg), teve alta e vai para o atendimento nas unidades de atenção básica. Nesse curso atual, são passados para os alunos, em exposições e oficinas práticas, conceitos em RN de baixo peso e muito baixo peso, refluxo gastroesofágico, apneia da prematuridade, controle térmico do prematuro, aleitamento materno, genograma e ecomapa, além das normas de atenção a esses RNs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário