quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Sedur e Setre instituem Comitê dos Catadores de Materiais Recicláveis


reuniãocatadores
Foto Ascom

A partir desta quarta-feira (05), os catadores de material reciclável da Bahia passam a contar, oficialmente, com o apoio e assistência governamental. Fruto de parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi instituído o Comitê Estadual Intersetorial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis.
“Hoje é uma data histórica”, destacou o secretário da Sedur, Carlos Martins. “Quero expressar a minha alegria e satisfação em participar desse processo. Não vai faltar apoio da Secretaria”, ratificou.
O objetivo do Comitê é unificar as ações em torno da construção de políticas públicas em prol dos catadores. A sua composição abrange ainda as secretarias estaduais de Planejamento, do Meio Ambiente, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Também estão presentes a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), representando o setor empresarial, e as próprias associações de catadores, a exemplo do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR), a Cooperativa de Coleta Seletiva, Produção e Proteção Ambiental (Camapet) e a Central dos Movimentos Populares (CMP).
“É importante a participação dos movimentos sociais, porque ajuda a construir um produto com mais identidade e próximo da realidade”, pontuou a coordenadora da Setre, Karine Oliveira. “Com a instituição desse Comitê, a Bahia sai na frente”, elogiou o representante do Movimento Nacional dos Catadores, João Paulo.
A proposta de instituição do Comitê foi uma resolução do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades),um órgão representativo da sociedade civil organizada, criado por meio de lei estadual, dentro da estrutura da Sedur. E, de fato, alinha a Bahia à política adotada pelo Governo Federal que, em 2003, instituiu o Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário