quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Transporte coletivo em Salvador é ruim e caro , afirma Hilton Coelho

Resultado de imagem para foto de onibus em salvador
Foto reprodução
 
O vereador Hilton Coelho (PSOL) classifica o sistema de transporte coletivo através de ônibus como ruim e caro. “Nesta terça-feira, 4, recebemos denúncias de que o transporte público no Conjunto Senhor do Bonfim, localizado no bairro Plataforma Subúrbio Ferroviário , conseguiu ficar pior que no dia a dia. Há dois horários no sentido Estação da Lapa. Um às 5h45min e outro às 6h20min. Sem nenhuma satisfação, o horário das 6h20min foi suspenso e a população ficou desamparada pelo Consórcio Plataforma, que opera na região do Subúrbio Ferroviário. Uma vergonha que mostra a ganância dos empresários e a omissão da Prefeitura de Salvador que deveria fiscalizar e exigir um bom atendimento à população”, critica.
“Transporte é um direito social e precisamos construir espaços coletivos de elaboração e formulação de políticas públicas sintonizados com os anseios da sociedade, em especial dos segmentos excluídos. O que vemos hoje são ônibus que parecem feitos para transportar batata, cenoura, não é para transportar gente. Só será possível fazer uma melhoria no transporte coletivo com alta qualidade, que vai custar mais, sem transferir esse custo para o usuário através da tarifa. Para que isso ocorra é preciso uma política tributária que pense nas pessoas e não nos lucros das empresas, em especial as exploradoras do transporte coletivo”, afirma o socialista acrescentando que a posição do PSOL é clara em defesa da tarifa zero no transporte coletivo.
O socialista lembra que “o péssimo serviço se estende por toda a cidade e infelizmente não se restringe ao Conjunto Senhor do Bonfim, em Plataforma. Além de tudo, falta uma ampla discussão na sociedade sobre o tema. No transporte coletivo, a questão da democracia direta é mais do que fundamental. Defendemos que os projetos de mobilidade das cidades têm que ser feitos de uma forma que a população participe efetivamente das decisões e não com as promessas mirabolantes que os governantes apresentam nos meios de comunicação e que não funcionam na prática”, enfatiza.
Hilton Coelho finaliza afirmando que “os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida das pessoas, como saúde, educação, finanças e cultura. A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas. Até quando a população de Salvador será humilhada e desprezada pelos empresários exploradores do transporte urbano e pela administração de ACM Neto?”, questiona e finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário