segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Abrigos de idosos são alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária

A subcoordenadora da Vigilância Sanitária de Salvador (VISA), Karina Queiroz, esclareceu nesta segunda-feira (05), as ações desenvolvidas pelo órgão na fiscalização dos abrigos de idosos da capital. De acordo com a técnica, o trabalho realizado conjuntamente com o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), visa garantir o bom funcionamento e a saúde dos pacientes instalados nos estabelecimentos.
"Estamos fazendo um diagnóstico e repassando para o estabelecimento, para preservar a saúde de todos que estão lá dentro. É necessário ter visitas regulares por que nossa função é evitar que o idoso tenha complicações mais sérias", pontuou.
Durante as inspeções, as principais irregularidades encontradas pela Vigilância Sanitária nos abrigos são referentes ao estado precário das estruturas físicas dos imóveis e falta de acompanhamento adequado dos pacientes. "Pelo idoso necessitar de ambientes que sejam protegidos, que sejam térreos ou possuam corrimão. Também percebemos que na maiorias desses lugares não são utilizados prontuários para o acompanhamento do estado de saúde dos idosos, além de questões ligadas à alimentação dos abrigados, já que cada idoso deve possuir uma dieta compatível para manutenção da saúde e qualidade de vida", explicou Queiroz. 
Karina Queiroz salientou ainda que o objetivo da VISA nas vistorias é a identificação das irregularidades para resolução dos problemas e o órgão conta com a sensibilidade dos responsáveis pelos locais para evitar uma possível interdição. "Se observarmos que em 30 dias o abrigo resolveu boa parte dos problemas, podemos prorrogar o prazo para que o estabelecimento conserte os outros erros. Se a gente observar que alguma situação pode causar um risco maior, o mesmo será interditado", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário